quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Experiência de Ciências: A Luva Viva!

As turmas dos Jardins A e B experimentaram fazer uma "luva viva"!



É possível fazer com que uma luva se movimente sem precisar colocar a sua mão dentro dela! Duvida? Pois então, veja nosso experimento! Parece mágica! Mas é pura ciência!

Você vai precisar de:
  • uma luva de látex;
  • uma garrafa pet;
  • um pedaço de barbante ou elástico;
  • uma bacia com água;
  • um adulto para ajudar.


Modo de fazer:
Primeiro, é preciso cortar a garrafa pet ao meio, pois só será utilizada a parte de cima. Tire a tampinha e prenda a luva na boca da garrafa com o barbante ou elástico. Encha a bacia com água e coloque a garrafa com a luva dentro dela. Veja o que acontece.

O que aconteceu?
Quando colocamos a garrafa dentro da bacia, a água entrou na garrafa e empurrou o ar que estava dentro dela para dentro da luva. Isso acontece porque a água e o ar não ocupam o mesmo espaço. Desta forma, a luva ficou cheia de ar, parecendo que encheu sozinha! Retirando a garrafa da bacia aos poucos, percebemos que o ar voltou a ocupar o espaço da garrafa e a luva murchou. Inventamos vários movimentos com a luva "viva". A galerinha se divertiu com essa aula super diferente! Vejam as fotos das turminhas realizando a atividade!

Fonte: Ciência Hoje das crianças -  Revista de Divulgação Científica para Crianças. p. 18; Ano 25/n. 237/agosto de 2012.

FOTOS
























2 comentários:

  1. muito legal suas experiências, é bom q as crianças aprendem desde pequenininhas! parabéns!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...