sábado, 1 de setembro de 2012

Projeto Identidade e Autonomia: Jogo "Dado dos Sentimentos"

Dentro do nosso projeto "Identidade e Autonomia", sentimos a necessidade de desenvolver atividades que envolvam questões acerca dos sentimentos com as turmas dos jardins A e B. As crianças pequenas estão aprendendo a lidar com emoções diversas em diferentes acontecimentos da vida e, pata tal, necessitam orientação a fim de aprenderem a identificar seus sentimentos.


Objetivos que pretendemos alcançar ao trabalharmos os sentimentos com as crianças:

*Compreender os próprios sentimentos;
*Estimular a fala sobre os próprios sentimentos em roda de conversa;
*Proporcionar momentos de conversa sobre os sentimentos de alegria, amor, raiva, medo, ciúmes e amizade identificando as diferenças entre eles;
*Cultivar sentimentos de carinho, respeito e amor para com outras pessoas e consigo mesmo;
*Desenvolver a capacidade de cooperação e solidariedade.

A conscientização sobre os sentimentos deve ser trabalhada todos os dias nas diferentes etapas da rotina, através de diálogos. Dramatizações, histórias e filmes educativos são subsídios que ajudam as crianças a aprenderem a lidar com os sentimentos. Uma das atividades que realizamos foi o "Jogo do Dado dos Sentimentos". Na roda, iniciamos uma conversa onde cada um relatou o que entendia sobre sentimentos. Alguns falaram sobre felicidade, alegria e medo exemplificando momentos em que estes sentimentos surgem. Uma das crianças do Jardim B relatou o seguinte:
"Quando alguém arranca um brinquedo de mim, me dá uma coisa aqui na garganta e me dá vontade de bater em quem fez isso." Perguntamos se ele sabia o nome deste sentimento, ao que respondeu negativamente. Então passamos a pergunta às demais crianças, que disseram: "é brabeza!" Então falamos a eles que o nome deste sentimento de brabeza é a raiva! O menino que relatou o fato falou admirado: "Nossa! É mesmo? Então isso me dá raiva!"
O dado utilizado possui carinhas correspondentes aos sentimentos. Enquanto cantávamos uma música escolhida pelas crianças, o dado passava de mão em mão. Ao final da música, aquele que ficou com o dado deveria jogá-lo no meio da roda. A proposta era que cada um deveria relatar fatos que causassem aquele sentimento sorteado no dado. 
Após o jogo, o Jardim A brincou de dramatizar os sentimentos! Foi muito divertido! Abaixo seguem as fotos dos jardins A e B durante a atividade.

JARDIM A

JOGANDO O DADO

RENAN CONTINUA O JOGO

FAZENDO CARAS DE BRABAS! NOSSA!!

A CARINHA DE BRABA DA JULLY

A KIARA SEGUROU PARA NÃO RIR

MILENA TAMBÉM TENTOU NÃO RIR

ARTHUR FAZENDO DE CONTA QUE ESTAVA FURIOSO!

ESSA TURMINHA RIA DEMAIS... PURA FELICIDADE

JORGE DRAMATIZOU BEM

TENTARAM CARINHAS DE MEDO, MAS
SAÍRAM ALEGRES

LUIZA DISSE QUE ESSA É A CARINHA DE BRABA DELA



JARDIM B













2 comentários:

  1. Parabéns pela atividade, sou novata na profissão, vou aplicar para os meus pequenos, amei! bjos
    Profª Nal - Maternal II em Arujá

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela atividade,sou novata na profissão e vou aplicar para os meus pequenos, amei! bjos
    Profª Nal - Maternal II - Arujá-SP

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...