quarta-feira, 30 de maio de 2012

NOSSO PLANETA: SIMULANDO O DIA E A NOITE

Durante uma conversa sobre as coisas da nossa cidade na turma do jardim A, surgiram falas sobre nosso país e sobre o nosso planeta. Questões como "Onde fica Porto Alegre no nosso planeta?"; "Onde fica o Brasil no planeta terra?" "E o mar?"; "Como é que fica dia?"; "Onde fica o sol?" foram determinantes para que uma aula sobre nosso planeta, sobre o dia e a noite fosse desenvolvida a fim de sanar as curiosidades.
Apenas dois recursos renderam uma tarde divertida: lanterna e globo terrestre. Escurecemos a sala de aula e com uma lanterna simulamos o sol, mostrando às crianças como acontece o dia e a noite. Elas viram na prática como o sol ilumina nosso planeta e também perceberam que, "quando aqui no Brasil é dia, lá do outro lado do planeta é noite". 
As crianças também puderam observar o globo e explorar sua forma e conteúdo, como cores, mapas, identificaram onde ficam os mares, etc. Fizeram perguntas sobre o que estavam vendo com muito interesse e curiosidade. Também pediram para ver onde ficava Porto Alegre, nossa escola, nossas casas, etc.
Após, brincamos de viajar pelo mundo. A brincadeira consistia em girar o globo terrestre e assim um aluno por vez colocava o dedo em qualquer lugar do mesmo, fazendo-o parar de girar.  Viajamos por vários locais: Rússia, China, Índia, Egito, África, Alasca, Canadá, Estados Unidos, etc. E para a realização da nossa viagem, não poderia faltar nosso tapete mágico voador, que nos levou para todos esses lugares!!

INICIANDO A CONVERSA

COMBINANDO A ATIVIDADE

SALA ESCURECIDA E A LANTERNA ENTRA EM AÇÃO!
MOSTRANDO O DIA E A NOITE

EDUARDA MARINS AJUDANDO NA DEMONSTRAÇÃO

HORA DE BRINCAR DE VIAJAR!

PARA ONDE VAMOS AGORA?

TODOS QUERIAM SABER QUAL ERA O PRÓXIMO LOCAL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...