segunda-feira, 16 de abril de 2012

Explosão de cores: uma experiência legal para começar a semana!!




Hoje foi realizada com os Jardins A e B uma experiência muito legal e que fez muito sucesso, chamada "Explosão de Cores". Ao explicar às crianças que faríamos uma experiência, eis que surge a pergunta: "Profe, o que é experiência?"
Expliquei de uma forma bem simples para que compreendessem: "Fazemos experiências para experimentarmos as coisas. Experiência é quando vivemos e fazemos coisas diferentes!" A resposta foi em coro: "Aaaaahhh booooommm!" Vi que estava entendido! Logo estavam curiosos para saber qual era a experiência da vez!! 
O objetivo maior não foi estudar nenhuma lei científica, mas sim provocar a curiosidade dos pequenos, ouvir suas hipóteses, estimular o senso de observação.
As crianças poderão fazer esta experiência em casa, com o auxílio dos pais.

Você vai precisar de:
  • Prato fundo;
  • Leite;
  • Corantes comestíveis;
  • Detergente.



Como fazer:

Coloque o leite no prato fundo.
Pingue várias gotas de corantes sem misturá-los.
Pingue uma gota de detergente sobre sobre uma das cores. Você vai observar que ela parece "explodir". Depois pingue uma gotas sobre as outras cores e elas irão se misturar formando efeitos diferentes! 












O Jardim A também realizou a experiência!!










Após a realização da experiência, das observações e hipóteses das crianças, cada um registrou tudo em desenho.










Para nossa curiosidade:
Quando colocamos o corante na superfície do leite, eles não se misturaram - cada corante formou uma mancha separada da outra. 
No momento que colocamos o detergente dentro das manchas, elas pareciam explodir! 
Isso que vimos aqui foi um exemplo de como a tensão superficial age num líquido e como ela pode ser rompida pelo detergente.
A tensão superficial acontece porque as moléculas de leite na superfície sofrem uma grande atração entre elas. No interior do líquido, todas as moléculas do leite sofrem essas mesmas forças de atração, mas em todas as direções. As moléculas de leite na superfície sofrem a atração apenas das moléculas na horizontal e das outras que estão abaixo, já que em cima tem apenas AR.  
Como o número de moléculas se atraindo é menor, existe uma "compensação": uma força maior de atração acontece na superfície, formando quase uma "pele" acima do leite. É a chamada TENSÃO SUPERFICIAL. O detergente consegue ROMPER a tensão superficial e as cores explodem! 



Até a próxima experiência!!!

5 comentários:

  1. Olá! Sou a Professora Aida Batista da EMEI da Vila Santa Rosa e adorei essa experiência! Vou fazer com meus alunos! Parabéns para vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Professora Aida!! Ficamos felizes que gostou da experiência! Nós gostamos muito de experiências e novidades!! Nos visite mais vezes! Abraços das corujinhas!!

      Excluir
  2. essa experiencia só da com leite ou não?

    ResponderExcluir
  3. ficou legal mas vc saberia mim responder se com corante em po funciova

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...